Shibuya University
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shibuya University


 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [F] Jardim de Gaia

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySáb maio 11, 2013 7:54 pm

Jardim de Gaia
Leste

Também conhecido como Jardim das Delícias, os canteiros de variados tipos e cores de flores e rosas fazem uma espécie de "labirinto" lá. É o caminho para se chegar até o Lago e o Anfiteatro. Há vários bancos para se sentar, em um dos cantos do jardim, tem um lugar especial para tomar chá, com mesas e cadeiras. As vezes dá para cumprimentar os jardineiros que regam e retiram ervas daninhas das flores. Alguns estudantes pintam, fotografam, sentam na grama e começam a ler, há uma pracinha só para o clube de música tocar, há lugares especiais para usar telescópio de noite. A iluminação é feita por vários postes espalhados pelo jardim.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 7:29 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

Mal podia crer no que via... Aquele realmente era o lugar mais bonito que já tinha visto... Tantas flores e plantas para apreciar! Elizabeth se sentia no paraíso, jardins sempre foram seus lugares favoritos e o clima ainda deixava o local mais agradável...

Caminhou pelo labirinto sem se importar apreciando cada canto como uma pequena e curiosa criança, se sentia tão bem e tão em paz que sentia que poderia flutuar a qualquer minuto... Quem diria que a faculdade seria um lugar tão divertido?! Eram ainda seus primeiros dias, mas, já havia se acostumado e feito bons amigos do curso... Além que estava fazendo o que gostava, independente de desejos egoístas alheios... Iria se tornar uma botânica no futuro e ficaria pelo resto de sua vida junto as coisas que mais amava. Uma tristeza pensar que a coisa que mais amava sempre lhe traria dolorosas lembranças de um pai que a abandonara, mas, tudo bem! Não é hora para se falar em tristeza.

Sentou-se em um dos bancos disponíveis, respirando o doce cheio das flores com vontade e sentindo o corpo relaxar cada vez mais... Podia sentir que poderia tirar um cochilo ali mesmo... Claro que não o faria por pura vergonha de alguém a encontrar, mas, acabou se deixando fechar os olhos levemente e deixar a sua mente viajar em pensamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 7:45 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


Mason mal havia começado as aulas, e já havia feito muitas das suas famosas escapadas. É claro que sozinho, para se divertir. Até pensou em chamar a garota do outro dia, mas ainda não havia a visto dentro do campus. Bom, ele era livre e podia fazer o que quiser.

Ao sair do dormitório, acendeu um cigarro e foi fumar no jardim. Não que fosse o melhor lugar para fumar, mas o parque de entrada estava lotado. E tudo que não queria era encontrar um dos professores ou até mesmo o vice diretor para lhe dizer que ele não deveria fazer isso. Ate parece...

Trajava uma calça jeans escuro, tênis e uma camisa branca, gola V que ficava um pouco larga. Mas não se importava, não que estivesse pensando em ter um encontro naquele momento.

Deu uma outra forte tragada e expeliu a fumaça. Encostou-se no tronco de uma árvore, mas nem teve o trabalho de ver quem estava sentado no banco ao lado. Não importava.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 7:55 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

Ignorou o som de passos, deveria ser só uma pessoa passando por ali mesmo... Estava perdida em pensamentos, se concentrando em simplesmente sentir a paz e a calmaria e o ar puro... Não...Puro?!

Deu uma pequena tossida por ter expirado sem querer a fumaça do cigarro, abrindo os olhos imediatamente. Alguém fumando aqui?! Virou um pouco o rosto para ver um ruivo estranho encostado numa árvore... Que legal! Um campus inteiro para fumar e ele resolveu ir naquele jardim, naquele canto e do lado dela...

Tossiu mais uma vez, que droga! O clima de paz estava esvaindo de suas mãos. Parou alguns segundos para o fitar, vendo que o mesmo mal havia reparado nela. Tentou forçar um sorriso para ser simpática e disse.

— Com licença? – Sua voz saiu simpática ao possível apesar de não estar nada satisfeita com a presença do fumante por aqui. – Poderia fumar em outro lugar por favor? – Pediu com uma educação impecável, que fora treinada muitos anos pelos avós.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:00 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


Estava totalmente distraído, como queria, apenas fumando como sempre. Mas fora perturbado por uma voz, pelo menos era uma voz feminina. Pegou o cigarro com o polegar e o indicador e expeliu mais uma pequena nuvem de fumaça.

- Você não poderia ir a outro lugar também? Incomodados que se mudem certo? - Revirou os olhos e deu os ombros. Apoiou a sola de um dos tênis na árvore, e voltou a por o cigarro na boca.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:05 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

Quem ele achava que era?! O olhou com um pouco de raiva mas, não deixou isso muito amostra.

— O problema é que primeiramente um jardim não é um lugar de fumar e também eu cheguei aqui primeiro então estou pedindo educadamente, ou você sai ou você apaga esse cigarro. – O tom de simpatia desapareceu. – E tire o pé dessa árvore! Ela não é tapete! – Faltou pouco ranger os dentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:07 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


- Bom, eu sou dono da minha vida e fumo onde eu quiser. - Ele virou um pouco a cabeça para olhar para ela. - Pouco me importa se você chegou aqui primeiro ou não, não gostou? Saia. - Deu mais uma forte tragada. - Ou o que? O que vai fazer? Acha que tem condição de discutir comigo garota?
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:11 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

Se levantou irritada, indo para frente do garoto.

— Fuma onde quiser?! Quem você acha que é?! Ah o que eu vou fazer... Bom o Vice-Diretor vai ficar muito feliz de saber que alunos como você ficam fumando no meio de jardins. – Fechou a mão com um pouco de força tentando se controlar. – E eu tenho todo o direito de ficar aqui sem ter que ficar aturando um mimado idiota achando que pode fazer o que bem entende! –
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:16 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


Aquela morena já estava o irritando, e isso não era bom. Pelo menos não tinha bebido ainda, nada para agravar o estado de irritação que já se encontrava. Ele a deixou terminar de falar e deu uma última tragada.

- Mimado? - Deu uma risada irônica. - Disse a garota que exige que alguém saia de um lugar porque ela quer. Você é mimada, e aprenda uma coisa, as pessoas não vão fazer algo só porque você quer. E o vice diretor? Não me põe o menor medo. Chame quem quiser. - Ele jogou o cigarro na grama, pisando no mesmo. - Hm.. - Deu um passo na direção dela. - Até que você é bem bonitinha, deve ser mais ainda com essa boca calada. - A agarrou pela cintura e a beijou.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:25 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

— Eu não ligaria se você estivesse aqui sem fumar como uma pessoa normal!– Exclamou irritada até parar o vendo jogar o cigarro na grama. Ok, ele estava passando dos limites! – Seu- – Não teve tempo de continuar, ele a interrompera falando alguma idiotice e a puxou... Para um beijo?! Sentiu os lábios contra os dele, mas, não iria o deixar passar daquilo. Virou o rosto rapidamente. Será que aquel homem nunca ouviu falar de aulas de defesa pessoal?! O empurrou o melhor que pode, pensou em lhe dar um chute no meio das pernas, mas, isso seria baixo demais, então apenas se limitar a um forte tapa no rosto do ruivo. — Pervertido nojento!–
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:38 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


Ele já sabia exatamente o que esperar, um empurrão e um tapa. E Justamente o que aconteceu. Passou a mão no rosto, esfregando o local avermelhado e deu uma alta risada. Colocou a mão no bolso, puxando o isqueiro e outro cigarro. Colocou o cigarro entre os lábios e o acendeu. Deu a primeira tragada, inclinando-se para frente e expelindo no rosto dela.

- Não me diga? - Se fingiu de ofendido e voltou a rir, se encostando na árvore. - Você é engraçada mesmo sendo chata.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:43 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo
Ele riu?! Além de pervertido é maluco?!

— Hum... Então você tem consciência do que é...– Suspirou, tossindo quando sentiu a fumaça contra o rosto – Eu sou engraçada?! Eu só vejo só um palhaço aqui e acredite não sou eu. – Cruzou os braços.— Você realmente quer que eu arranque esse cigarro daí ou vai embora?–
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:45 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


- Lógico que tenho. Acha que sou o que? Hipócrita? - Ele mudou o cigarro de lado com a língua. - Senso de humor é uma das minhas melhores qualidades. - Deu os ombros. - Faça o que quiser Princesinha.. - Disse a palavra com ironia. - Eu tenho muitos mais. E deveria estar feliz por ser só cigarro o que estou fumando.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:54 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo
Ok... Agora ele estava brincando com a paciência dela.

— V-você pediu por isso!– Exclamou ante de o empurrar com certa força contra a árvore e com rapidez com uma mão pegar o cigarro da boca dele e enfiar a outra no bolso do garoto pegando o isqueiro e o pacote. — Isso é por ser um babaca! – Apagou o cigarro em algum lugar e o jogou no garoto junto com o isqueiro. — E isso é por ter me beijado!–

Não... Péra Liese... OMG agora você vai morrer! Ou ser molestada! Ou pior, ser molestada e depois morrer! ...Se bem que se fosse molestada por um idiota daqueles morrer seria uma benção... Olhou para o pacote de cigarro em suas mãos. Ok... Agora só tinha uma coisa a fazer. Pegou o isqueiro rapidamente que por graças aos céus praticamente quicou para perto dela e saiu correndo em direção ao lago.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptyQui Jun 06, 2013 8:59 pm

[F] Jardim de Gaia	    Maaason


- O QUE? - Foi tudo que o ruivo conseguiu dizer. É claro que ele poderia ter sido ágil, mas acabaria machucando a garota e não estava afim de ir parar em uma delegacia não mesmo. Sem falar que ela havia tirado sua paciência. Mason contou mentalmente até dez, antes de correr atrás dela. Ela iria pagar, e do jeito dele.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 7:19 pm

[F] Jardim de Gaia	    Shoouta


Depois de praticamente deixar Louise sozinha, Shouta passou o resto da noite trabalhando e somente teve sossego ao dormir. No dia seguinte, teve a mesma rotina, mas acabou sendo liberado mais cedo de suas tarefas, tinha a tarde para passar livre. O que significava que ele iria para sala de jogos ficar sozinho com os games... Mas antes, ele queria realmente andar um pouco. E não havia lugar melhor que o jardim. Era o lugar da universidade que mais parecia sereno, mesmo com todo o silêncio da biblioteca, ambos os locais não se comparavam.

Ele parou, próximo a um dos bancos, embaixo de uma árvore que florescera recentemente. Deixou os headphones descansarem sobre o pescoço e deu um pause na música. Pelo menos não havia muitas pessoas por ali.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 7:47 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

Não voltou ao jardim naquele dia, estava de cabeça quente demais para poder aproveitar, decidindo então voltar no dia seguinte. Chegou meio hesitante, mas, não havia nenhum ruivo por ali então se deixou relaxar e seguir caminho observando a vegetação... Deveria perguntar depois aos jardineiros como conseguiam deixar as flores tão belas e impecáveis mesmo em épocas cujo clima não era vantajoso... Wow!

Avistou uma bela árvore, cujo era fácil de ver que havia florescido á pouco. Foi até a mesma encantada, sem ao menos perceber a presença ao lado, bom por pouco tempo, pois logo após alguns passos desajeitados e distraídos acabou esbarrando em alguém.

— D-desculpe!– Exclamou com o rosto já num tom vermelho e de certa forma hesitante. Não queria encontrar pessoas como aquele ruivo novamente, muito menos lhes provocar irritação.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 7:59 pm

[F] Jardim de Gaia	    Shoouta


Shouta estava observando as pessoas passando, que somente notou a presença da morena quando a mesma esbarrou nele. Aluna nova, ele sabia.

- Não tem problema. - Disse com certo receio. Não era muito social.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:04 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

— Mesmo assim... Eu sou muito distraída realmente me desculpe.– Deu uma risadinha sem graça e por fim lhe estendeu a mão. — Elizabeth Cooper. Prazer!–
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:07 pm

[F] Jardim de Gaia	    Shoouta


- Está tudo bem. - Ele segurou a mão dela, dando um leve aperto. - Midorima Shouta. - Já esperava ouvir um "o vice diretor?". Mas esperava que fosse apenas isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:12 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

— Ah... - Deu um sorriso gentil. Ele parecia um pouco jovem para ser o vice-diretor, se bem que isso não importava.— Prazer em conhecê-lo Midorima-san! – Voltou o olhar rapidamente para a árvore. — Ah... Estava aqui admirando o local ou só de passagem? - Perguntou curiosa, mas, sem deixar de ser educada.
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:14 pm

[F] Jardim de Gaia	    Shoouta


- Os dois. Aqui é bem mais tranquilo que a biblioteca, se é possível. -[b] Deu um sorriso meio sem graça. [b]- A sensação de tranquilidade é boa, eu gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:19 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

— Concordo plenamente. - Continua a sorrir amavelmente.— Ás vezes só de estar aqui em paz sinto como se meus problemas desaparecessem... – Fechou os olhos respirando fundo o perfume doce vindo das flores. — Mesmo que pouco, ter contato com a natureza é deveras maravilhoso não acha?-
Ir para o topo Ir para baixo
Lii-chan
The Star
The Star
Lii-chan


Mensagens : 27638
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 30
Localização : Na frente do pc.

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:24 pm

[F] Jardim de Gaia	    Shoouta


- Sim, você tem toda a razão. - Realmente, podia ficar tranquilo ali, até que um dos engraçadinhos resolvesse o perturbar, por sorte, não era o lugar preferido dos implicantes. - Gosta muito das plantas certo? Dá para notar.
Ir para o topo Ir para baixo
Panda ~
The Star
The Star
Panda ~


Mensagens : 6130
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 27

[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    EmptySex Jun 07, 2013 8:29 pm

[F] Jardim de Gaia	    983416_377844695648817_315272213_a
Vestindo

— Fico feliz em ter encontrado alguém que se sinta como eu..- Seu sorriso se tornou um pouco mais animado. — Sempre quando estou em contato com a natureza me sinto realmente feliz... Então posso dizer que as amo.- Riu levemente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[F] Jardim de Gaia	    Empty
MensagemAssunto: Re: [F] Jardim de Gaia    [F] Jardim de Gaia	    Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[F] Jardim de Gaia
Ir para o topo 
Página 1 de 9Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [F] Jardim de Gaia
» O Jardim

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Shibuya University :: Sonhos Paralelos :: Sonhos Paralelos :: Shibuya University 2.0-
Ir para: